José de Alencar, sobre a literatura:

"Palavra que inventa a multidão, inovação que adota o uso, caprichos que surgem no espírito do idiota inspirado".
Benção Paterna, 1872 - tem coisas que não mudam.




sábado, 9 de julho de 2011

Mulheres e a Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP)

De Nina Ferraz para o Garapa Paulista - 09/07/11 - As Mulheres e a FLIP

A programação principal da Flip 2011 tem 28 escritores e 5 escritoras. Essa desproporção evidencia que ainda tem muita coisa atrapalhando a marcha intelectual das mulheres, não somente as pedras irregulares do calçamento das ruas de Paraty. Principalmente para quem é pega de salto alto.

Mas o leitor pode ficar tranquilo: esse texto não é nem papo de feminista, nem de mulher que faz biquinho e reclama que sua beleza atrapalha, nem lista de argumentos para a instituição de uma política de cotas para mulheres nas discussões sobre literatura. Pelo contrário, essa reflexão assume sua importância se a gente sabe que é assim na Flip porque é assim no mundo.

Mas qual a opinião dos escritores sobre essa questão? Elegi alguns pontos de vista nas mesas oficiais, eventos paralelos e coletivas de imprensa.

Antonio Candido, na abertura da Flip, afirmou que a imagem de bom vivant de riso fácil e temperamento difícil atrapalhou a compreensão da obra de Oswald de Andrade no seu tempo. Isso nos remete`a concepção medieval do riso e `a obra de Aristóteles, claro, mas serve para mostrar a complexidade do tema comportamento também na contemporaneidade. A imagem da pessoa interfere sim na recepção da sua obra.

Pola Oloixarac disse, em coletiva `a imprensa, que resolveu acentuar sua imagem feminina quando percebeu que, não importa o que faça, o fato de ser mulher gera por si só um ruído que afasta a imprensa e `as vezes os próprios leitores da obra. Quando uma mulher está em foco, a discussão muitas vezes se perde em questões menores. Concordo.

João Ubaldo Ribeiro, perguntado diretamente sobre se a imagem feminina acaba por distrair a crítica, surpreendeu dizendo que não. Discordo. Adoro o Ubaldo, então fiquei sem palavras.

Anna Verônica Mautner, em conversa na Casa da Folha, disse que a questão de gênero hoje parece menos importante que a própria questão da imitação e assimilação dos códigos da tribo. Assim, para o indivíduo ser aceito e participar efetivamente de um grupo, imitar o comportamento da maioria é a chave mestra. Mas como o sexo é o fator mais importante que determina o comportamento do adulto humano, numa proporção de 28 a 5 (na Flip ou fora dela), parecer com a maioria não é tarefa fácil.

Eu fico com Contardo Caligaris que ousou dizer que nos nossos tempos de igualdade, não há tanta igualdade assim. E que as mulheres ainda estão longe de ser camaradas dos homens, no sentido de respeito mútuo `as semelhancas e diferenças. E ele foi mais longe: “o homem é um bicho frágil, e, como todo bicho frágil, reage com medo e agressividade”. Nesse “homem”, incluo homens e mulheres. Imprensa e escritores.

Espero que um dia, no campo das ideias, os homens deixem de reagir `a devoração antropofágica das mulheres e que as mulheres aprendam que a verdadeira mulher não precisa fazer biquinho e sim abrir mesmo uma boca incisiva de fera-camarada.

Nenhum comentário: